segunda-feira, 2 de maio de 2016

Carta aberta aos participantes do LASA Film Festival 2016

Caros(as) espectadores(as),

Lamento ter que retirar meu filme, Retratos de identificação, da programação do LASA Film Festival 2016. Mas trata-se, para mim, de uma obrigação cívica.

Enquanto eleitora e cidadã brasileira, defensora do respeito às regras do jogo democrático, não posso admitir que o meu filme, que denuncia crimes ainda impunes da ditadura militar, seja projetado num evento que traz como convidado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, um dos partidos articuladores do processo de impeachment sem base legal contra a Presidente Dilma Roussef, eleita pelo voto direto pela maioria da população brasileira nas eleições de 2014. O ex-presidente e seu partido se unem às mesmas forças conservadores e golpistas que levaram o Brasil a uma ditadura militar em 1964 e a 21 anos de obscurantismo.

Alinho-me, aqui, àqueles que já subscreveram o documento pedindo a retirada do convite da LASA ao ex-presidente para falar sobre a evolução da democracia institucional, precisamente no momento mais frágil desse processo, quando o próprio Cardoso e seu partido “não hesitam em pôr em risco a paz interna e a democracia”.

O clima político no país se degenera, organizado por forças civis de centro, de direita e de extrema direita, com o apoio de ampla parcela da grande mídia e de juízes ligados a partidos políticos claramente insatisfeitos com o resultado das últimas eleições presidenciais. Esses grupos fizeram de um processo de impeachment uma tribuna de propagação de ideologias fascistas e apologia a crimes de tortura, extermínio, homofobia, misoginia, racismo de cor e de classe.

Seria uma honra atender ao amável convite para mostrar Retratos de identificação no LASA Film Festival em 2016. Mas, infelizmente, as circunstâncias atuais me impedem de fazê-lo.

Anita Leandro
Realizadora de Retratos de identificação

Nenhum comentário:

Postar um comentário