quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nota de Esclarecimento do Tucanafro Brasil

Após o imenso sucesso do Simpósio “O Negro Pensa o Brasil”, realizado em Brasília, que contou também com a presença do Senador de Minas Gerais, Aécio Neves, nossos opositores resolveram inverter os fatos para nos atacar.

Como é de costume, aproveitam-se de cada detalhe ínfimo para tentar tirar a força do nosso movimento. Desta vez, é por descobrirem que uma das Presidentes do secretariado é loira. Ficamos realmente chateados em saber que ainda existem pessoas com tamanho nível de preconceito e irracionalidade.

Primeiro, a Cândida de Magalhães, que é sim loira, é Presidente do Secretariado em Roraima, Estado com menos de 500 mil habitantes. Todos os Presidentes estaduais do secretariado estão realmente empenhados em trazer para o partido planos, projetos e programas eficientes para melhorar as condições políticas, econômicas e sociais dos negros no Brasil.

Posso dizer, como Presidente Nacional do Tucanafro, que tenho orgulho em ter a Candida como uma de nossas dirigentes. Delegada da Polícia Civil em Boa Vista (RR), tem um trabalho excepcional a favor dos Direitos Humanos no Estado.

De março de 2012 a agosto de 2013, Candida foi Diretora do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania na Secretaria de Justiça do Estado de Roraima, quando trabalhou fortemente a favor da igualdade racial e contra a homofobia. Por iniciativa dela, foram criados os Projetos de Lei do Conselho LGBT e do Conselho de Igualdade Racial no Estado.

Neste mesmo período, Candida reativou o conselho estadual de defesa dos Direitos da Mulher, sendo a Presidente durante este tempo. De agosto de 2013 até então, assumiu a direção do Departamento de Cidadania da Secretaria de Segurança pública do Estado de Roraima. Com um currículo extenso e, acima de tudo, muita vontade de atuar pela igualdade, ainda tem trabalhos com a polícia para que o tratamento seja igual para todos.

Candida, como Presidente do Tucanafro RR, simboliza o nosso próprio lema: a luta não é do negro, é de todos! Não desejamos, de forma alguma, disputar espaço com os brancos. Queremos eles como aliados. Ficamos imensamente felizes quando trazemos para nossa campanha pessoas que entendem a causa mesmo não sendo negras.

Se nosso sonho é ter igualdade, não há porquê incentivar essa disputa. Entre todos nós, do Tucanafro, os brancos serão sempre bem-vindos, desde que compartilhem do mesmo sonho que nós: viver em um mundo que respeite as diferenças.

Juvenal Araújo
Presidente do Secretariado Nacional da Militância Negra do PSDB – Tucanafro Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário